domingo, 9 de maio de 2010

Fraldas de Pano: Quais as vantagens?

Porquê usar fraldas de pano? Há vários motivos uns objectivos, outros... nem por isso!

Comecemos por aqueles que são consensuais:
- As fraldas de pano são mais ecológicas. Evita o abate de várias árvores, assim como a acumulação de lixo, tendo em conta os anos que demora uma fralda descartável a desintegrar-se.

- As fraldas de pano são mais saudáveis para o seu bebé. Por um lado o pano permite que a pele respire melhor, por outro lado são isentas dos químicos que compõem as descartáveis. Se ponderarmos na quantidade de anos em que os rabinhos dos nossos meninos "convivem" com as fraldas os químicos presentes nas descartáveis tornam-se assustadores! As empresas que vendem fraldas de pano afirmam que os produtos existentes nas descartáveis aumentam a probabilidade de as crianças terem problemas respiratórios e que o facto de a zona genital ficar mais quente aumenta a probabilidade dos bebés masculinos virem a ser inférteis. As fraldas descartáveis aumentam também a probabilidade do bebé ter dermatite da fralda.

- São mais económicas. Pode poupar algum dinheiro se optar por este sistema, principalmente se tiver dois filhos e usar desde o nascimento do primeiro estas fraldas. Atenção no entanto que as empresas que as comercializam anunciam poupanças acima da realidade! As contas que fazem são a adquirir fraldas que custam 25 cêntimos a unidade, preço que corresponde às fraldas mais caras do mercado! Tendo em conta que embora à noite muitos bebés precisem de uma boa fralda, para o dia praticamente qualquer uma serve, a maioria das pessoas não compra as mais caras! Se virmos por exemplo as Dodot etapas, nos tamanhos maiores (geralmente mais caros) rondam os 21 cêntimos a unidade e as marcas dos supermercados andam à roda dos 14 cêntimos... E há frequentemente a possibilidade de comprar em promoções por um preço ainda inferior.

- São mais confortáveis para o bebé mas simultâneamente notam mais quando estão molhados e sujos o que faz com que abandonem o uso das fraldas mais cedo.

- Um outro motivo que leva a adquirir estas fraldas: a moda! Como é óbvio este motivo é subjectivo, mas há quem as adquira porque ser ecológico está na moda, porque as consideram mais bonitas, porque podem todos os dias usar uma diferente...

Sem comentários:

Enviar um comentário