terça-feira, 11 de maio de 2010

Fraldas de pano: Que tipos?

Há fraldas de pano para todos os gostos. Quando se decide optar por este tipo de fralda é preciso ler e ponderar sobre qual é que está mais adequado ao nosso estilo de vida e gosto.

Quando se fala de fraldas de pano vêm-nos a cabeça as velhinhas fraldas que se dobram e prendem com um alfinete de ama. Quem desejar usar dessas continua a ter essa opção que é a mais vantajosa de todas em termos financeiros. Também há as pré-dobradas que são semelhantes mas já vêm dobradas e cosidas. Mas não são essas fraldas de pano de que tenho vindo a escrever.

As fraldas de pano que são mencionadas nestes artigos são fraldas com o mesmo formato das descartáveis. Mas mesmo dentro destas há várias diferenças.

Primeiro aspecto: Podemos escolher uma fralda que se adapta desde recém-nascido até aos dois, três anos ou uma fralda própria para cada tamanho. A vantagem das primeiras é que são muito mais económicas visto que só se compra um tamanho. No entanto há mais probabilidade de a criança se molhar por não estarem bem postas e a criança fica com o rabinho maior. Por outro lado, acho que em recém-nascidos nunca ficam bem, apenas com mês, mês e meio é que se podem começar mesmo a usar. Neste momento uso exactamente as mesmas fraldas no meu bebé de 3 meses e no meu filho de 3 anos para dormir à noite... O meu conselho: se tenciona ter apenas um ou dois filhos e não tenciona dividir com ninguém compre as de tamanho único. Se tenciona ter vários filhos, ou se tem amigas, irmãs, primas com as quais se sente à vontade para repartir as fraldas e os custos compre vários tamanhos.

Segundo aspecto: Podemos escolher fraldas que apertam com molas ou com velcro. Pessoalmente prefiro velcro porque são tão fáceis de apertar como as descartáveis. No entanto há mães que defendem que as molas são mais seguras, visto que as crianças têm mais dificuldade em desapertar a fralda.

Tereceiro aspecto: Há fraldas de bolso, tudo em um, ou em duas peças. As fraldas de bolso, como o próprio nome indica têm um bolso onde se colocam os absorventes. As fraldas podem-se adaptar assim facilmente a várias ocasiões e podem ser preparadas antes de serem usadas. As tudo em um, como o próprio nome indica são uma fralda pronta a usar, sem montagem. As de duas peças funcionam como duas fraldas, uma absorvente, outra impermeável, que se sobrepõem. Qual escolher? As de duas peças são as mais económicas uma vez que o preço por fralda é mais baixo e a exterior pode ser usada algumas vezes antes de ser lavada, sendo necessárias cerca de duas exteriores por dia. As de bolso e as tudo em um são na minha opinião muito semelhantes, no entanto as primeiras são as mais adaptáveis e as tudo em um as mais simples de usar. Isto se não usarem boosters que são tecidos extra para absorção extra. Quando se necessita de um booster numa tudo em um, esta torna-se um bocadinha menos simples do que a de bolso onde encaixa tudo direitinho.

Quarto aspecto: há vários tipos de materiais, algodão, algodão orgânico, bamboo, microfibra, etc. Eu tenho de microfibra e de bamboo. As de bamboo para mim são as melhores visto que são muito absorventes. No entanto demoram bastante a secar, o que exige ter onde secar no inverno e maior número de fraldas. As de microfibras têm a vantagem de secar muito rápido. Pessoalmente uso as de microfibras durante o dia, visto que secam rapidamente exigindo que tenha menos fraldas a uso e as de bamboo à noite ou quando saio de casa.

Quinto aspecto: é importante considerar também a parte estética. Há fraldas de imensas cores e padrões... Até há fraldas com rendinhas para as meninas! Aqui o único conselho que lhe dou, é que antes de comprar com um padrão ou rendinhas que pondere se gosta mesmo, mesmo dela... As fraldas de pano são um investimento, vai usar a mesma muitas vezes, convém que não se canse.

Se está a pensar comprar fraldas de pano pondere todos os aspectos, existem inúmeras combinações de fraldas, é possível comprar uma que tenha todas as características que prefere!

1 comentário: